Teia de Saberes – Conferência Cultural do Sagrado Afro Mineiro
EDITAL 01/2022 - Rede Municipal de Pontos de Cultura de Belo Horizonte
Teia de Saberes – Conferência Cultural do Sagrado Afro Mineiro
EDITAL 01/2022 - Rede Municipal de Pontos de Cultura de Belo Horizonte
Este projeto contribuiu com o exercício dos direitos culturais dos envolvidos, a valorização dos usos e costumes associados aos reinados e congados de Nossa Senhora do Rosário em Belo Horizonte e a preservação deste patrimônio cultural. Por meio da realização de processos criativos continuados, como festas, oficinas e rodas de capoeira semanais, alcançamos a integração entre a cultura tradicional dos reinados e congados do Rosário com a educação formal e a comunidade, além de promover acessibilidade cultural por meio de ações específicas para inclusão das pessoas com deficiência visual nas atividades previstas (audiodescrição, atendimento profissional especializado e tema de oficina).
Inicialmente foram realizados os planejamentos das atividades, de acordo com o cronograma e o acompanhamento dos prazos, metas e indicadores, além da definição da equipe e criação das peças gráficas utilizadas na divulgação, postagens e compartilhamentos nas redes sociais (facebook).
A Festa de Nossa Senhora do Rosário foi realizada dentro do previsto, conforme previsto no plano de trabalho, determinado pela tradição e ensinado pelos antepassados.
As Embaixadas do Boi da Manta foi realizada dentro do previsto, conforme previsto no plano de trabalho, determinado pela tradição e ensinado pelos antepassados.
As comemorações de 90 anos do Centro Espírita São Sebastião (Festa de São Sebastião e Festa de Oxóssi, Festas de Ogum, Festa de Pretos Velhos e Festa dos Erês Cosme e Damião) foram realizadas dentro do previsto, conforme previsto no plano de trabalho, determinado pela tradição e ensinado pelos antepassados.
As oficinas de culinária e bordado atenderam as expectativas e alcançaram os resultados esperados.
Destaca-se as pessoas que se inscreveram, para a Oficina de "Culinária do sagrado afro mineiro", com a Rainha Isabel Casimira e a Rainha Zora Santos, realizada no dia 19/03/2023, informaram que possuíam experiência em culinária com "cozinha doméstica", "culinária do dia a dia", "trabalhos em cozinha de restaurante", trabalhos "com a cozinha em projetos culturais", "preparos em festividades e encontros", além de feitura de "doces para vender" e "salgados". Sobre o motivo de interesse na oficina, os inscritos responderam que o "tema é interessante", "a oficina tem uma variação de uma culinária de raiz e simples", "desejo de "aprender e partilhar da presença dessas rainhas", por "motivos religiosos", porque terem "profunda admiração pelo trabalho das rainhas Zora e Belinha, além de interesse em conhecer e partilhar os saberes da cozinha do Treze de Maio", para se "sentir mais confortável na cozinha e aproximar das funções em que posso contribuir nos eventos do Rosário", porque a sua "filha esteve com a Rainha Isabel, foi muito bem recebida, recebeu orações e gostou muito". Entre os motivos que levaram a participação na oficina de bordado, estão a "vontade de aprender bordado", "Aprender técnicas diferentes", "Desenvolver o bordado, compartilhar saberes e reencontrar duas mulheres que admiro num espaço de muito axé", "Porque a proposta resume bordado e manifestações de fé, dois temas que compõem meu caminho como artesã e me inspiram a criar", "Estar diretamente envolvida com o sagrado me despertou o interesse nesta oficina. Por isso, conhecer os segredos e intenções por trás de cada objeto simbólico/sagrado é muito importante. Além disso, pensar nessa junção de arte+espiritualidade, que de fato não andam s6s, e poder experienciar isso faz parte de uma escolha também de um processo de autoconhecimento'' e "Por ser um tema que vai muito de encontro com as minhas vivências, tanto a parte do sagrado como a parte do construir o bordado no coletivo".
A oficina de capoeira angola atendeu as expectativas e alcançou os resultados esperados. A presença nas oficinas de capoeira foram registradas em formulários padrão e registradas em livro próprio, conforme a tradição.
Você pode consultar a aprovação do relatório final do projeto abaixo.